Nossos instrumentos de cordas deixam a fábrica com cavaletes embalados separadamente como forma de proteger o instrumento durante o transporte da fábrica para a loja e da loja para o consumidor final, uma vez que o mesmo poderia se soltar durante o transporte, quebrando ou deixando sinais no corpo do instrumento. Essa situação é ainda mais comum em caso de compra através de comércio online, que depende do serviço de outras transportadoras. Ademais, por uma característica própria do instrumento, o ato de ajustar o cavalete em sua posição ideal (centralizado entre os “F” do corpo) é algo que o músico deve dominar, pois seu deslocamento pode ocorrer com certa facilidade, acidentalmente ou no momento de afinar ou trocar cordas.

Se você está adquirindo seu primeiro instrumento e ainda não possui o conhecimento necessário, aconselhamos solicitar a ajuda de um professor ou a avaliação de um técnico especializado (luthier), que possa fazer os ajustes iniciais de seu instrumento, além de revisões periódicas para mantê-lo sempre em sua melhor condição.

Alguns revendedores, inclusive online, oferecem como serviço agregado o ajuste e a instalação do cavalete e a regulagem geral do instrumento. Observe que nessa situação a garantia pelo serviço de ajuste do instrumento é de responsabilidade do revendedor ou técnico (luthier) e partes que sofram alterações/modificações, como o cavalete por exemplo, perdem sua garantia original de fábrica.