Cuidados e Higienização de Instrumentos e Boquilhas
Cuidar dos nossos saxofones, boquilhas e palhetas, no que se refere a limpeza e higienização, devem sempre fazer parte de nosso dia a dia.
Porque devemos limpar nossas boquilhas?
Após o uso, vemos que a boquilha fica bastante molhada, mas isso não é somente saliva, como muitos podem pensar. Grande parte dessa “água” é resultado da condensação do ar quente que sopramos para dentro da boquilha e que ao entrar em contato com a boquilha fria causa esse “fenômeno”. Sendo assim, para que tenhamos uma vida útil maior de nossas boquilhas precisamos limpá-la com mais cuidado, com frequência e sempre secá-la ao terminar de tocar.
Muitos estudantes e até mesmo músicos profissionais que terminam de tocar desmontam a boquilha do tudel, colocam o cobre-boquilhas e a guardam. Essa atitude além de danificar mais rápido a palheta utilizada, pode fazer com que aos poucos vá se criando uma calcificação dentro da boquilha, prejudicando sua sonoridade, já que essa calcificação acaba por modificar a passagem de ar, modificando a sonoridade. Isso sem falar nos danos a nossa saúde que podem ser causados por fungos e bactérias que ali se instalam.
Quando devemos limpar nossas boquilhas?
- Limpar sempre depois de tocar;
- Devemos retirar a palheta, secá-la com pano de algodão ou TNT e colocá-la em um estojo próprio para palhetas. Dessa forma ela não irá empenar e terá uma vida útil maior;
- A boquilha deve ser seca por dentro e por fora com o mesmo paninho antes de ser guardada.
Além dessa limpeza após o uso, uma outra mais profunda deve ser feita de vez em quando, isso é indispensável.
Essa limpeza vai depender do quanto você toca. Observe se a boquilha for ficando gosmenta e/ou esbranquiçada por dentro, o que pode ser um início de calcificação. E nunca deixe chegar ao ponto dela ficar com mal cheiro!
Evite álcool, acetona, água sanitária ou outros produtos de limpeza, principalmente nas boquilhas de ebonite ou abs. Esses produtos podem danificar a boquilha e também descolori-la.
Uma boa solução é a limpeza com água fria e vinagre branco. Podemos deixar a boquilha de molho por alguns minutos nessa solução e em seguida utilizar uma escova de dentes macia para limpá-la internamente. Após essa limpeza enxague com água limpa e seque com pano de algodão ou papel toalha. Esse procedimento serve tanto para boquilhas de massa quanto para as de metal.
Por último, e não menos importante, é a limpeza do tudel. Secá-lo por dentro com um pano de algodão após tocar é tão fundamental quanto a limpeza da boquilha. Existem as escovas de secagem de tudel que podem ser utilizadas, mas lembre-se de não deixar essa escova dentro do tudel, se fizer isso não adianta nada seca-lo, já que a escova se manterá úmida dentro dele.
O tudel também pode ser lavado de tempos em tempos, mas para isso devemos tomar alguns cuidados:
- Envolva a cortiça do tudel com fita adesiva para não molhá-la;
- Faça a mesma coisa com a pequena sapatilha que encontra-se na ponta do tudel. Tome muito cuidado na hora de retirar essa fita depois da limpeza, essa sapatilha é bastante sensível e pode rasgar-se;
- Tomados esses cuidados iniciais podemos prosseguir com a lavagem em água fria ou também utilizando sabonete neutro;
- Após a limpeza seque com pano de algodão e retire as fitas adesivas com cuidado. Existem no mercado panos com cordão e um peso na ponta para que seja passado pelo interior do tudel, já que é bem difícil fazer essa secagem interna com pano comum devido a curvatura do tudel.
Para terminar com os cuidados de limpeza e manutenção mantenha seu saxofone limpo por fora, utilizando uma flanela macia sempre depois de tocar, evitando que o instrumento fique com “gordura” dos dedos e marcas de água ou saliva escorrida, o que aos poucos pode fazer com que apareçam manchas e oxidações.
Por fim, lembre-se de levar seu saxofone pelo menos uma vez ao ano ao seu luthier de confiança para uma manutenção e quem sabe uma limpeza mais profunda. Fazendo isso você terá sempre seu instrumento limpo, higienizado e em plenas condições de uso!
Como escolher uma boa abraçadeira? Ela pode realmente influenciar a sonoridade?
Como escolher uma boa abraçadeira? Ela pode realmente influenciar a sonoridade? Existem diversos fatores que podem influenciar nosso [Leia mais]
Cuidados e higienização de instrumentos e boquilhas
Cuidados e Higienização de Instrumentos e Boquilhas Cuidar dos nossos saxofones, boquilhas e palhetas, no que se refere [Leia mais]
Qual é o saxofone mais indicado para começar a tocar?
Qual é o saxofone mais indicado para começar a tocar? Criado por volta dos anos 1840 por Adolphe [Leia mais]